Até 2022 mais da metade das redes varejistas não terão tabloides impressos, duvida? Então leia esse artigo.
O mercado de consumo está passando por grandes e constantes mudanças nos últimos anos
devido tanto a alteração do comportamento do consumidor quanto pelas inovações tecnológicas
que transformaram o hábito de consumo. Dessa forma, o varejo tradicional precisou acelerar o
passo e se integrar às novas tecnologias e ferramentas que facilitam a vida do consumidor nas
formas de pagamento e também como comunica os produtos e opções de compra até seus
clientes.
Tabloide Digital - a favor da experiência de compra e do planeta
O consumidor, em função do seu tempo e interesse já não faz mais pesquisas entre
supermercados para comprar produtos diferentes em função de preço e localização. Desde sites
com conteúdo único e segmentado para cada nicho, o atendimento personalizado e pós-venda,
até a transferência dos tradicionais tabloides em papel para o formato digital, na palma da mão,
com produtos personalizados enviados no celular do cliente cadastrado tudo vem sendo
adaptado ao novo comportamento e estilo de vida do consumidor.
A partir desta realidade, a Startup WhatsDay, criada em 2014, em Itajaí, desenvolveu uma
plataforma de comunicação via WhatsApp para preencher uma lacuna no varejo de ofertas e, ao
mesmo tempo, gerar economia para redes de supermercadistas reduzindo o custo com os
tradicionais tabloides de ofertas.
Como explica o CEO da WhatsDay, Ricardo Barbosa, "é possível trazer mais vendas, mais
engajamento e mais rentabilidade através do WhatsApp, com uma comunicação segmentada
com promoções, ofertas e ativação de clientes com conteúdos e dicas pertinentes a cada perfil
de consumidor, entregando na palma da mão informações relevantes e personalizadas e, dessa
forma, convertendo-os como clientes fidelizados aumentando a frequência de compra e o ticket
médio".
Hoje, os tradicionais tabloides que sufocam as caixas de correio das casas já podem ser enviados
pelo WhatsDay, a um custo de menos de um centavo, com a vantagem de ser uma ação de
marketing instantânea, com 100% de recebimento e leitura, que pode ser compartilhada e
monitorada, além de ter o apelo sustentável, dispensando o uso de papel.
As diferenças entre as versões impressa e digital do tabloide são expressivas. Enquanto o
impresso é distribuído aleatoriamente para uma massa, sem segmentação, com pouca
possibilidade de análise de resultados e mensuração ele representa ainda uma boa parte da verba
do marketing do supermercado. O tabloide digital, por sua vez, pode ter o investimento até
3.000% menor, cada tabloide impresso custa entre R$ 0,15 a R$ 0,35 contra R$ 0,005 do digital, e
ainda p ermite monitoramento em tempo real de todas as interações que chegam na plataforma
WhatsDay a cada envio.
"Com estratégias de disparos de conteúdos e promoções, programadas e com o objetivo de
alcançar cada consumidor pelo seu perfil de compra, é possível apontar ao cliente cadastrado no
WhatsDay produtos do seu gosto pessoal, em sua melhor oferta, assim como a melhor
oportunidade para ele ir às compras, trazendo maior eficiência operacional e vendas.
O Marketing 1 to 1 é a nova ordem na comunicação mundial”, salienta Barbosa.
Em resumo, em muito pouco tempo mais e mais varejistas começarão a entender o escopo da
aplicação comercial e o uso da inteligência artificial como uma plataforma imprescindível para se
adequar às necessidades do cliente e ao melhor custo-benefício e processos dentro de cada
modelo de negócio; e ferramentas como o WhatsDay são as que permitirão estar mais próximo
deste novo consumidor que valoriza a conveniência e melhores experiências com marcas e
produtos que mais apreciam.
Definitivamente o comportamento de compra está mudando muito rápido o cenário do varejo e
as tradicionais estratégias para conquistar clientes já não se aplicam mais.