Até 2022 mais da metade das redes varejistas não terão tabloides impressos, duvida? Então leia esse artigo.

O mercado de consumo está passando por grandes e constantes mudanças nos últimos anos devido tanto a alteração do comportamento do consumidor quanto pelas inovações tecnológicas que transformaram o hábito de consumo. Dessa forma, o varejo tradicional precisou acelerar o passo e se integrar às novas tecnologias e ferramentas que facilitam a vida do consumidor nas formas de pagamento e também como comunica os produtos e opções de compra até seus clientes.

Tabloide Digital - a favor da experiência de compra e do planeta
O consumidor, em função do seu tempo e interesse já não faz mais pesquisas entre supermercados para comprar produtos diferentes em função de preço e localização. Desde sites com conteúdo único e segmentado para cada nicho, o atendimento personalizado e pós-venda, até a transferência dos tradicionais tabloides em papel para o formato digital, na palma da mão, com produtos personalizados enviados no celular do cliente cadastrado tudo vem sendo adaptado ao novo comportamento e estilo de vida do consumidor.

A partir desta realidade, a Startup WhatsDay, criada em 2014, em Itajaí, desenvolveu uma plataforma de comunicação via WhatsApp para preencher uma lacuna no varejo de ofertas e, ao mesmo tempo, gerar economia para redes de supermercadistas reduzindo o custo com os tradicionais tabloides de ofertas.
Como explica o CEO da WhatsDay, Ricardo Barbosa, "é possível trazer mais vendas, mais engajamento e mais rentabilidade através do WhatsApp, com uma comunicação segmentada com promoções, ofertas e ativação de clientes com conteúdos e dicas pertinentes a cada perfil de consumidor, entregando na palma da mão informações relevantes e personalizadas e, dessa forma, convertendo-os como clientes fidelizados aumentando a frequência de compra e o ticket médio".

Hoje, os tradicionais tabloides que sufocam as caixas de correio das casas já podem ser enviados pelo WhatsDay, a um custo de menos de um centavo, com a vantagem de ser uma ação de marketing instantânea, com 100% de recebimento e leitura, que pode ser compartilhada e monitorada, além de ter o apelo sustentável, dispensando o uso de papel.
As diferenças entre as versões impressa e digital do tabloide são expressivas. Enquanto o impresso é distribuído aleatoriamente para uma massa, sem segmentação, com pouca possibilidade de análise de resultados e mensuração ele representa ainda uma boa parte da verba do marketing do supermercado. O tabloide digital, por sua vez, pode ter o investimento até 3.000% menor, cada tabloide impresso custa entre R$ 0,15 a R$ 0,35 contra R$ 0,005 do digital, e ainda p ermite monitoramento em tempo real de todas as interações que chegam na plataforma WhatsDay a cada envio.

"Com estratégias de disparos de conteúdos e promoções, programadas e com o objetivo de alcançar cada consumidor pelo seu perfil de compra, é possível apontar ao cliente cadastrado no WhatsDay produtos do seu gosto pessoal, em sua melhor oferta, assim como a melhor oportunidade para ele ir às compras, trazendo maior eficiência operacional e vendas.
O Marketing 1 to 1 é a nova ordem na comunicação mundial”, salienta Barbosa.
Em resumo, em muito pouco tempo mais e mais varejistas começarão a entender o escopo da aplicação comercial e o uso da inteligência artificial como uma plataforma imprescindível para se adequar às necessidades do cliente e ao melhor custo-benefício e processos dentro de cada modelo de negócio; e ferramentas como o WhatsDay são as que permitirão estar mais próximo deste novo consumidor que valoriza a conveniência e melhores experiências com marcas e produtos que mais apreciam.
Definitivamente o comportamento de compra está mudando muito rápido o cenário do varejo e as tradicionais estratégias para conquistar clientes já não se aplicam mais.

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